02/06/2009

O som e o sentido!

José Miguel Soares Wisnik (São Vicente, 27 de outubro de 1948) é um músico, compositor e ensaísta brasileiro. É também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.

"A música modal é a ruidosa, brilhante ritualização da trama simbólica em qua a música está investida de um poder (mágico, terapêutico e destrutivo) que faz com que a sua prática seja cercada de interdições e cuidados rituais. Os mitos que falam da música estão centrados no símbolo sacrificial, assim como os instrumentos mais primitivos trazem a sua marca visível: as flautas são feitas de ossos, as cordas de intestinos, tambores são feitos de pele, as trompas e as cornetas de chifres. Todos os instrumentos são, na sua origem, testemunhos sangretos da vida e da morte. O animal é sacrificado para que se produza o instrumento, assim como o ruído é sacrificado para que seja convertido em som, para que possa sobrevir o som.
(…)
O mundo é barulho e é silêncio. A música extrai som do ruído num sacrifício cruento, para poder articular o barulho e o silêncio do mundo. Pois articular significa também sacrificar, romper ocontinuum da natureza, que é, ao mesmo tempo silêncio ruidoso (como o mar, que é, nas suas ondulações e no seu rumor branco, freqüência difusa de todas as freqüências). Fundar um sentido de ordenação do som, produzir um contexto de pulsações articuladas, produzir a sociedade significa atentar contra o universo, recortar o que é uno, tornar discreto o que é contínuo. (José Miguel Wisnik)"
Vale a pena ler e estudar!

Estilos!

"s.m. Maneira particular de escrever, de exprimir o pensamento: trabalhar o estilo. / Conjunto das qualidades características de uma obra, um autor, uma época: o estilo romântico, móveis de estilo. / Modo de vida; procedimento, atitude, maneira de ser: não é de seu estilo agredir quem quer que seja. / Uso, costume, hábito, modo: vestir segundo o estilo da época."
Por alguém gosta de certo tipo de música, ouve um estilo e não ouve outro? Eu entendo assim, cada pessoa sente a emoção do seu jeito, então ela se aproxima mais da música que a toca profundamente, então ela poderá gostar de alguns estilo de música e menos de outros, mas o que importa mesmo é a música. Ultimamente estou ouvindo muito Blues, desde o raiz até o mais moderno e também o Blues Brasileiro, e também ouço Have Metal, MPB, Bossa Nova, Samba, e muitos outros, mas o que realmente eu sinto que me toca é Blues e Metal, e isso não quer dizer que os outros são menos importante.
Ouça sempre bastante música e de todos estilos imagináveis, Você irá aprender muito!